ENTRE EM CONTATO

Local: Indaiatuba / SP

icone 2.png

© 2019 by M2 Serviços com Wix.com

Habitissimo.png

ENVIE SUA MENSAGEM

Projetos complementares valem apena fazer?

Projetos em geral tem um valor agregado de aproximadamente 4% do total da obra.

Os projetos complementares de uma residência são compostos minimamente por: projeto estrutural, projeto elétrico e projeto hidrossanitário (composto pelos projetos de água fria e quente, esgoto e pluvial). Há ainda mais outros projetos complementares como o projeto de gás, projeto de telefonia e lógica, projeto de climatização, projeto de segurança entre muitos outros, mas o primeiro bloco de projetos são os mínimos para dar início a obra.

Cada um desses projetos deve ser realizado por profissionais capacitados, onde cada um dos elementos serão dimensionados e especificados.

Além disso, os projetos complementares são elementos necessários para uma boa e completa execução de uma obra, seja ela residencial, comercial ou industrial e sempre seguindo todas as normas técnicas e regulamentações de segurança segundo a ABNT para cada caso.


OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE OS PROJETOS COMPLEMENTARES

Exemplo dos principais tipos de projetos complementares que são encontrados no mercado:

  • Estrutural: projeto no qual define o tipo de fundação a ser executada e a estrutura da construção. Podendo ser concreto armado, metálica e/ou madeira.

  • Hidráulico: relaciona toda a parte de dimensionamento de água, seja para distribuição abastecimento, escoamento, esgoto, captação e reuso.

  • Elétrico: define todas as instalações elétricas, sistemas de cargas, circuitos e pontos elétricos, como também de distribuição e aterramento.

  • Proteção contra incêndios: onde se decide os tipos de equipamentos, tais como: hidrantes, extintores, sprinklers, portas corta-fogo, detector de gás e calor por alarme.

  • Instalação de Gás: neles são dimensionados as tubulações e redes de gás.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DOS PROJETOS COMPLEMENTARES

Os projetos complementares quando bem desenvolvidos evitam surpresas durante a execução da obra, também acrescentam muitos diferenciais para cada construção, eles permitem antecipar situações desfavoráveis e problemáticas. Tendo o projeto em mãos, facilita as tomadas de decisões e aumentar o controle das obras.

Finalizando, os projetos complementares apresentam um conjuntos de informações técnicas para que cada empreendimento seja feito de forma ordeira, clara e concisa.

CONCLUSÃO

Vale muito a pena fazer os projetos complementares, em casos de reforma ou até mesmo na colocação de um parafuso na parede ele servirá para auxilio e valorizando seu imóvel na hora de uma venda!

3 visualizações